Desenvolvimento – PIB Brasil e PIB Mundo – Evolução: 1985 – 2010

Em continuação à pesquisa sobre a categoria Economia, e como sequência natural à publicação das duas primeiras séries relativas à “Emprego e Desemprego” e “Renda” , nos períodos entre 1985 e 2010(ver posts/gráficos mais abaixo na página), nosso terceiro “olhar analítico”, a seguir, será sobre um tema que gera muita controvérsia,  sendo muito carente de informações  detalhadas, e dados comparativos que permitam um avaliação justa e precisa, tanto nas suas causas como nos seus efeitos:

 “Desenvolvimento PIB Brasil e PIB Mundo – Evolução: 1985 – 2010″

Geralmente este tema é contaminado pela paixão política e por interesses menos nobres que visam  desmerecer, ou desculpar, a atuação de um governo na evolução do seu PIB em razão de fatores internos ou externos(PIB Mundo) para justificar seus índices.

Através desta série podemos vislumbrar melhor as atuações de cada governo no que se refere ao desenvolvimento, tanto nas suas suas ações internas de fomento e controle, como nas influências, maiores ou menores, que recebe do resto do Mundo, e também como estava preparado para se aproveitar de um crescimento mundial, ou mesmo se proteger de uma crise mundial.

Como exemplo é interessante observar as reações do PIB Mundo às crises mundias de 1998(crise da Ásia) e de 2008(grande crise financeira internacional), e como o PIB Brasil reagiu às mesmas. Isto pode ajudar a avaliar melhor as políticas e ações econômicas adotadas nos repectivos governos da época.

Um dos gráficos que apresentamos nesta série se refere ao “PIB acumulado acima da média do período 1985 – 2010″. Cabe esclarecer que o mesmo visa, sob uma perspectiva diferente, analisar os governos que mais contibuíram para o desenvolvimento do país, incrementando o PIB do seu mandato além do que seria teoricamente sua “obrigação”: crescer no mínimo na média histórica de 3,0 % do período analisado.

Assim, para permitir uma análise mais completa e isenta do desenvolvimento do país neste período(1985 – 2010), e das atuações dos respectivos governos e suas contribuições, positivas ou negativas, em forma de ações internas de curto prazo, como planos econômicos, e de longo prazo através da adoção de diferentes estratégias econômicas e sociais para o incentivo ao crescimento, dividimos o tema nos seguintes posts – gráficos – quadro:

1) Desenvolvimento – PIB Brasil(%) – Evolução: 1985 -2010

2) Desenvolvimento – PIB Brasil médio – Governos: 1985 – 2010

3) Desenvolvimento – PIB Brasil acumulado, acima da média, nos governos do período 1985 – 2010

4) Desenvolvimento – PIB Mundo x PIB Brasil – Evolução: 1985 – 2010

5) Desenvolvimento – PIB Mundo médio x PIB Brasil médio – Diferenças – Governos: 1985 – 2010

6) Desenvolvimento – PIB Mundo médio x PIB Brasil médio – Evolução: 1985 – 2010

7) Desenvolvimento – Quadro resumo de índices – PIB Brasil e PIB Mundo – Governos: 1985 – 2010

Ressaltamos que a avaliação justa de um governo, ou de sua política econômica/social, não deve se restringir somente a um tema, série ou categoria aqui postados, e sim na conjunção deste vários fatores, já publicados ou que ainda iremos elaborar e divulgar aqui neste espaço.

Agradecemos mais uma vez o número de visitas e incentivamos mais uma vez a uma maior participação em comentários/sugestões/críticas e que serão sempre bem vindas, visando  enriquecer o debate, e assim também otimizarmos continuamente a qualidade das informações divulgadas.

Link principal de acesso à pagina principal e a todos os temas, gráficos e tabelas:

- http://brasilfatosedados.wordpress.com/ 

Temas/categorias publicadas até o momento(Março/2011):

- Emprego e Desemprego, Renda, Desenvolvimento(PIB Brasil e PIB Mundo), Classes Sociais, Inflação x Salário Mínimo x PIB, e Comércio Exterior

p.s: lembramos, mais uma vez, que para melhor visualizar os gráficos e quadros, ampliando seu tamanho e detalhes, basta clicar sobre os mesmos.

About these ads
Esse post foi publicado em Economia - Desenvolvimento. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Desenvolvimento – PIB Brasil e PIB Mundo – Evolução: 1985 – 2010

  1. Rogério disse:

    Obrigado pelos dados, dispostos de forma simples, o que possibilita um melhor entendimento da nossa economia em um período recente da nossa história, sobretudo neste momento importante, onde o povo brasileiro vai às urnas para eleger a nossa Presidente.

    • Obrigado Rogério!

      A intenção é esta mesma: democratizar o entendimento de dados e números através de uma análise, rápida e direta, de um gráfico ou quadro, ou como costumamos denominar: “um olhar analítico”.

      Volte sempre!

      Abcs,

  2. Gabriel Reis disse:

    De onde vem essas informações?

    • Gabriel,

      as fontes estão referenciadas em cada gáfico e quadro. E são várias: IBGE, IPEA, Economática, Dieese, Banco Central, Min. do Trabalho, FMI, Banco Mundial, etc. Todas fontes de institutos renomados e/ou oficiais, e com todos os dados disponíveis para consulta e conferência em seus sites específicos.

      E todos os gráficos tem os dados/números detalhados por ano para que possam ser conferidos. Todos.

      Abc e volte sempre

  3. Edson Mafra disse:

    Eu continuo reforçando a força que o criador desse site vem nos dando para eleger nossa presidente no 2º turno, pois não havia visto até hoje umas informações tão inteligentes e simples como essa para entender o diferencial do governo Lula e Dilma no nosso pais, que antes deles não havia sentimento e honestidade no nosso país. Hoje temos democracia e mandamos no nosso país que antes so nos eram dado ordens pelo nos vizinhos.

    Repito: Serra? Quem é esse?

    Dilma? Todos sabemos quem é, e ela tem toda transparência que precisamos para levar nosso país cada dia mais para frente.

    Abçs.

  4. Esta evolução do PIB só foi possível a partir de uma economia (moeda) estabilizada, bem como o crescimento da classe média, e consequentemente o crescimento do mercado interno, fatos que foram possíveis por um único motivo: Plano Real (que por sinal tratou-se de um Plano do qual o PT era contrário à época). Houveram e ainda existem, outros fatores que contribuíram para o avanço de nossa Economia, mas nada disso seria possível com os índices de inflação existentes antigamente.

    abs

    • Paulo Franco disse:

      O Plano Real foi um grande avanço para o Brasil. Isto é incontestável, parabéns por essa percepção. Mas dizer que a evolução do PIB SÓ FOI POSSÍVEL a partir dele já é uma enorme MIOPIA. Há muitos fatores atrelados à economia internacional e a gestão econômica feita pelos governos posteriores que determinaram esse crescimento. Alem do que, crescimento de PIB não pressupõe inflação baixa, já tivemos períodos com inflação alta e Crescimento de PIN alto.

  5. Rogério Barbosa disse:

    Nossa realidade está demonstrada no governo Lula, não tem como criar uma outra. Porém podemos considerar que o PIB chinês era de 400 bi em 1992 e hoje é a segunda economia do mundo, o crescimento em países populosos, com um bom mercado consumidor e carente foi atípico. Outro fato a considerar é entender que o governo petista inchou a máquina pública e sabemos que o Estado brasileiro é perdulário, mais dependente da política e menos agressivo economicamente. Crescemos porém menos que deveríamos. Um exemplo a ilustrar: o minério de ferro valia 13 dólares no governo FHC, no governo Lula valia 130. Criamos nossas condições e nossa base com o Real, mas não fizemos a leitura devida e por isso mudamos.

  6. Jaqueline disse:

    Gostaria de saber qual é o valor do PIB mundial atualmente. Obrigada

  7. Olá Paulo, eu comentei também o seguinte:

    “…..bem como o crescimento da classe média, e consequentemente o crescimento do mercado interno,….”
    “….outros fatores que contribuíram para o avanço de nossa Economia, mas nada disso seria possível com os índices de inflação existentes antigamente…”

    Concordo contigo que crescimento de PIB não implica em inflação baixa, mas cá entre nós, qual é o cenário de uma economia com inflação de 45, 50% ao mes como tínhamos no passado ?
    Obviamente totalmente DESORDENADA. É possível o crescimento do PIB neste cenário ? Sim, mas não sustentável….Ao menos é esta minha opinião.
    É como considerar que, sendo atualmente a 6ª economia do mundo (e a 5ª até 2015, conforme Guido Mantega) já poderemos fazer parte do seleto grupo de países desenvolvidos….!!!! Será ?

    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s