Um olhar analítico sobre o Brasil

Este espaço se destina a lançar um pequeno “olhar analítico sobre o Brasil”, através de uma maior divulgação de dados e fatos relevantes para a compreensão dos aspectos  econômicos, sociais e estruturais do país e da sua evolução nos últimos anos nos mais diversos segmentos, as transformações que o mesmo vem passando e assim propiciar um visão dos melhores caminhos a serem seguidos, e eventuais correções de rumo e otimizações a serem feitas.

É notório na sociedade uma certa ansiedade por um debate mais sério, baseado em argumentação sólida e fatos concretos da vida real, já que somos inundados há anos por discursos preconceituosos, distorções e até mesmo mentiras absurdas, totalmente fora da realidade, ficando o embate político resumido na superficialidade e em rancores primitivos, através de ataques pessoais, de intolerâncias de classe, raça, origem e ideologia. 

Em resumo: adjetivos ao invés de substantivos, preconceitos no lugar de fatos reais, e suposições substituindo dados concretos.

Sinal forte que faltam informações claras, dados e números para que as pessoas fundamentem suas argumentações, e consequentemente suas preferências políticas, partidárias, ideológicas e até mesmo eleitorais.

Sabemos também que a maior responsável por isto é a grande mídia nacional e as poucas famílias que a dominam, e que tem interesses econômicos particulares em esconder, distorcer, confundir, minimizar, dificultar e filtrar estas informações numéricas, em uma verdadeira “censura branca” ao seu público, impedindo-o de ter acesso transparente e democrático a dados cruciais para o mesmo melhor se posicionar, e assim definir qual o melhor modelo de desenvolvimento social e econômico para o Brasil e seu povo.

O acesso à informação está cada vez mais abrangente e democrático, nesta época de globalização, através da internet e de outras mídias alternativas, e o seu monopólio está escapando progressivamente do controle destes pequenos grupos familiares, e que fazem a intermediação e a manipulação da mesma, levando em conta somente seus interesses particulares, pouco se importando com as consequências para o país e da maioria do seu povo. Tratam isto como um negócio, igual a qualquer outro, e cujo único objetivo é a sobrevivência, o lucro cada vez maior e a qualquer custo.

É visível também a falta de uma referência na internet que centralize os mais diversos dados pulverizados em diversos sites, oficiais ou não, sobre os mais diferentes temas da vida nacional, e também que as informações neles contidas sejam claras, sintéticas, compreensíveis e rápidas de acessar e assimilar para a maioria das pessoas.

Enfatizamos então que a proposta modesta deste espaço é contribuir de alguma maneira com a democratização e divulgação da informação objetiva para um maior número de pessoas, e que isto auxilie na construção de uma cidadania mais consciente e democrática.

Começamos aqui uma série de abordagens sobre os mais diversos temas de interesse nacional, com o foco direcionado para dados e números, e na evolução dos mesmos durante os últimos anos, esperando auxiliar na avaliação das políticas públicas anteriores e atualmente em curso.

A idéia básica é que os dados, através de gráficos e números organizados, propiciem uma rápida avaliação sobre o tema em questão, não sendo necessário um discorrer técnico, longo e enfadonho sobre o mesmo, o que geralmente dificulta e inibe o interesse das pessoas mais leigas.

As análises mais detalhadas, os debates, as contribuições dos leitores, eventuais correções e críticas estarão abertas nos comentários de cada post, o que torna também mais democráticas e ricas as conclusões finais sobre cada gráfico ou dados demonstrados, não ficando somente restritas à visão do elaborador e divulgador.

Agradecemos, antecipadamente, às eventuais contribuições e incentivos que os visitantes e colaboradores possam dar no espaço dedicado aos comentários em cada post, sendo neste específico ou nos posts temas que virão a seguir.

Os dados e fatos divulgados procurarão se basear somente em fontes oficiais, de instituições reconhecidas como tal, ou por sua notória competência e isenção técnica, procurando sempre cercar da maior credibilidade possível os mesmos, contando também com a colaboração dos frequentadores para eventuais correções, sugestões e acréscimos.

Nosso primeiro “olhar analítico”, a seguir, será sobre  um tema que geralmente é a “chave mestra” sobre qualquer avaliação econômica e social de um país, pois afeta diretamente a vida das pessoas,  sendo assim um bom medidor das políticas governamentais e do bem estar do seu povo:

- a evolução sobre o mercado de emprego e a situação do desemprego, entre 1986 e 2010, abrangendo assim o período da redemocratização, passando-se por vários presidentes e os diversos modelos econômicos e sociais adotados.

- este tema está dividido em seis posts/gráficos e em um quadro-resumo final, sintetizando os índices principais de cada governo neste período, conforme mostramos a seguir.

- os números da “criação de empregos” são baseados nos dados do sistema RAIS do MTE e o “desemprego” pela taxa de desemprego média de todo o país medida pelo IBGE.

obs. em 01.12.10:

- postamos hoje revisões dos gráficos e quadro-resumo relativos ao emprego e desemprego,  utilizando  dados mais atualizados do MTE/Rais(empregos criados)e do IBGE/PME/PEA(desemprego médio anual).

- corrigimos também algumas distorções significativas que haviam entre os governos Sarney e Collor devido às datas consideradas para início e fim de cada período destes governos(agora Sarney com início real em 04/85 e Collor com fim real em 12/92). Nos demais governos houveram pequenas alterações, não alterando o foco central das análises, mas  consideramos sempre importantes estas otimizações, para uma avaliação cada vez mais precisa e uma melhor compreensão dos temas/períodos abordados.

obs. em 25.03.11:

- temas publicados até esta data:

1- Emprego e Desemprego,

- tags principais: 1986 – 2010; emprego formal; ocupação formal; índices de ocupação e desocupação; classificação por faixas salariais e/ou renda: A, B, C, D e E;   Governos Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula; quadro-resumos; gráficos de evolução, média anual e por período; IBGE; DIEESE, RAIS; PME; CAGED; MTE- Ministério do Trabalho

2- Renda(Salário mínimo),

3 –  Desenvolvimento(PIB Brasil/Brasileiro e PIB Mundo/Mundial),

4 – Classes Sociais(distribuição de renda),

5 – Inflação x PIB x Salário Mínimo 

6 –  Comércio Exterior(Exportações, Importações, Saldo Comercial, Corrente de Comércio)

Link principal de acesso à pagina principal e a todos os temas, gráficos, quadros resumos e tabelas:

- http://brasilfatosedados.wordpress.com/ 

Temas/categorias publicadas até o momento(Março/2011):

- Emprego e Desemprego, Renda, Desenvolvimento(PIB Brasil e PIB Mundo), Classes Sociais, Inflação x Salário Mínimo x PIB, e Comércio Exterior

p.s: lembramos, mais uma vez, que para melhor visualizar os gráficos e quadros, ampliando seu tamanho e detalhes, basta clicar sobre os mesmos.

 

About these ads
Esse post foi publicado em Apresentação. Bookmark o link permanente.

14 respostas para Um olhar analítico sobre o Brasil

  1. László disse:

    Parabéns pela iniciativa. Já incluí nos “favoritos”. Um abraço e boa sorte!

  2. Edson Mafra disse:

    Esse site vai bombar.

    Espero que de tudo certo, e que esse povo enxergue de uma vez por todas a verdade.

    Vamos divulgar mesmo esse site amigos.

    Só depende da gente!!!

    Boa sorte .

    Abraços

  3. Lincoln disse:

    gostei, bela iniciativa. Augurios de sucesso e de continuidade.
    Abs.

  4. wilson rodrigues valle junior disse:

    Wilson Valle,

    Excelente as informações apresentadas e coerentes com o momento econômico atual.
    Aliás condições que vem sendo criadas a partir do plano real no governo Itamar com uma discreta participação nos governos FHC e amplitude notável nos governos Lula.
    Mas não podemos deixar de lembrar que este ambiente de crescimento pertence principalmente ao desenvolvimento de algumas econômias no mundo.
    caso do BRIC liderado pela China.
    Devemos salientar que os governos do passado não compartilharam deste momento econômico mundial e no caso de instabilidade principalmente da economia chinesa quais os rumos dos nossos indicadores. Certo que conseguimos uma estabilidade econômica e devemos procurar saber conserva-la.

    Abraço,

    Wilson Valle

  5. Parabens pelo conteudo do seu site. Excelente é pouco! Nota 100 com louvor. Porem, gostaria de fazer um comentario totalmente construtivo, qual seja: Senti falta de alguns numeros e GRAFICOS. Senti falta do grafico mostrando a evolução da divida total do Brasil, o graf da divida interna e o grafico da divida externa, tbm o grafico da evolução das nossas reservas cambiais e por ultimo o grafico da evolução das nossas despesas com o pagamento dos juros da divida total (despesas de custeio da divida interna + externa) Seria possivel vc conseguir montar estes graficos dividindo-os por governo, como vc fez nos outros excelentes graficos que vc publicou? Aguardo uma resposta positiva sua, no meu email, ou com a publicação no seu otimo site. Mais uma vez, PARABENS !! Abraços do L.S.

    • Lorival,

      muito obrigado pela positiva avaliação, incentivo e sugestões de qualidade. Isto é muito importante para continuarmos motivados no trabalho de propiciar informação diferenciada com qualidade, objetiva e sintética para os que sentem carência disto na mídia tradicional e mesmo na internet.

      Agradecemos à sua sugestão sobre a publicação de uma série relativa à “divida interna, externa, pagamento de juros e reservas cambiais”. A mesma estava em nosso planejamento de médio prazo, mas com sua solicitação nos comprometemos a acelerar a sua divulgação, esclarecendo também que o blog “Brasil- Fatos e Dados” se iniciou em 10.09.10 e portanto temos menos de três meses de existência. Como as séries requerem um tempo muito grande para estudos, pesquisas, análises, compilação de dados e elaboração de gráficos, não tivemos tempo ainda para divulgar vários temas importantes, tanto na categoria “Economia” como na “Social”, e nos concentramos até agora nos que afetam mais diretamente a vida diária das pessoas: 1- Emprego e Desemprego, 2- Renda, 3- Desenvolvimento Brasil e Mundo e 4- Classes Sociais – Distribuição de Renda, o que nos toma um tempo entre 15 e 20 dias para conclusão total e divulgação de cada uma.

      A quinta série deverá ser publicada nesta próxima semana, em 07.12, e será relativa a um tema de muito interesse e de pouco conhecimento: ”Inflação – 1940 a 2010 – Evolução específica e suas inter-relações com o Desenvolvimento(PIB) e o Salário Mínimo real(SMR)”.

      Um abraço e volte sempre

  6. Thais Zingoni disse:

    Olá,

    sou estudante de Economia, e no meio de uma pesquisa e outra, encontrei este site, mas referente as análises, vcs não postaram nada sobre o contexto econômico em que se aconteceram as coisas todas? Pq o interessante é saber pq em tal ano houve um aumento ou não nos índices… Se o responsável puder me retornar agradeço.

  7. Parabens pelo blog!
    Realmemente e um blog de utilidade publica.
    Gostaria de saber se ele sera atualizado com os dados incluindo o ano 2011.
    Abracos!

    • Obrigado pelo incentivo!

      Sim, vamos atualizar os dados relativos a 2011 e também publicar outras séries, tais como: dívida pública, educação, saúde, etc.

      Grande abraço!

  8. Esqueci de dizer, a defesa nacional e vital para um pais, porque nao existem graficos mostrando os orcamentos efetivamente gastos com defesa no Brasil?

    Um grafico que fosse o mais abrangente possivel e de preferencia outro que comparesse os gastos com defesa e ciencia e tecnologia no Brasil nos governos FHC e Lula.
    Tanto os gastos em dolar como em reais.

  9. Diego disse:

    Parabéns pelo site e pela iniciativa. Muito útil as informações aqui contidas.. pena as pessoas em geral não se interessarem sobre o tema…
    Gostaria de sugerir um gráfico com os gastos da Máquina administrativa por Poder.
    Um grande abraço. E mais uma vez… Parabéns!

    • Muito obrigado Diego!

      Fico feliz de estar ajudando, e sendo útil de alguma maneira!

      Nossos próximos temas que serão publicados: Dívida Pública(interna e externa), onde poderei inserir sua sugestão, pois já tenho informações, e entendimento, suficientes para isto.

      Depois virão os Gastos sociais: Educação e Saúde, e sujeito sempre a novas sugestões.

      Difícil aqui também são pessoas que incentivem, com seu nível de educação e sensibilidade!

      Uma coisa aprendi na vida: vc conhece a inteligência e o caráter de uma pessoa é pela sua capacidade de reconhecer o trabalho e qualidades alheias.

      É o que estou fazendo aqui com você, e parabéns pela sua bela característica pessoal!

      Conheço gente, muito perto a mim, que finge que nunca viu o blog só para não poder dar opinião, elogiar ou incentivar!

      Obrigado de novo e parabéns também a você!

      Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s